Para a futura namorada do meu ex

Trata bem dele.
Sê fiel e dedicada. Põe-te bonita como o belo brinquedo de exposição que vais ser para os amigos dele. Dá-lhe toda a atenção que puderes dar e não ouses distribui-la por mais ninguém. Esforça-te por ser memorável. Depois de ele me ter perdido com certeza dar-te-à valor. 
Não penses que sou convencida demais, pelo contrário. Sei que não me foi dado valor. Que fui desprezada como se não valesse nada. Sei que o deixei. E que, como tal, ele precisou de alguém que lhe tirasse a carência de todo o carinho que ele em tempos recebeu e ao qual não prestou atenção. Foi então que tu apareceste. 
Provavelmente terás feito de tudo para o agradar. E acredito que o tenhas conseguido, no início. Porque agora ele está contigo, mas pensa em mim. Não sou culpada e não faço de propósito. 
Mas não te preocupes. Vou ter por ti o respeito que todas as outras não tiveram por mim. Não lhe vou dar conversa é tão pouco combinar encontros com ele nas tuas costas.
 Quanto a ti: não faças cenas de ciúmes. Não lhe dês demasiado protagonismo nem lhe dês a entender que precisas dele, mesmo que aches que precisas. 
Não faças tudo o que ele quer. Aprende a dizer não. Aprende a bater o pé e não faças nada que não vá ao encontro dos teus princípios.
 Não o sufoques. Dá-lhe liberdade mas não sintas receio se tiveres de lhe encurtar a rédea. Não o recompenses se ele meter o pé na argola. Não discutas por tudo e por nada mas não evites discutir por medo de o perder. Não lhe dês 100 se ele só retribuir 25. Não te deixes tomar por garantida. Sê irreverente e tenta que ele se orgulhe por te ter. 
Ele não se vai orgulhar, aviso-te já. Tratar-te-à como se fosses facilmente substituída e dir-te-à várias vezes "se tu não queres, há quem queira". Não deixes que ele te teste. Estabelece limites, cumpre-os e não hesites em sancioná-lo por cada vez que achares que ele os ultrapassou. 
Sê psicologicamente forte. Ele é perito em joguinhos psicológicos e conseguirá facilmente fazer-te sentir culpada pelos teus erros, e principalmente pelos deles.
Não fales no passado. Deixa-o onde está e não te atrevas a confrontá-lo com erros que ele comenteu. Provavelmente ele passar-se-ia e começaria a chamar-te todos os nomes possíveis e imagináveis, sem qualquer tipo de fundamento.
Vais precisar de estofo e de pulso firme. Vais precisar de comer e calar constantemente. Engolir sapos e varrer as coisas para debaixo do tapete. Faz parte. 
Não tentes mostrar-te superior. Irás ser rebaixada como se não valesses nada. 

Prepara-te para ser traída. E por favor, não perdoes. E, se perdoares, bem, gabo-te a coragem. 

Deves estar a perguntar-te porquê...

Porque te esforçaste tanto para ser diferente da ex dele- eu e, no fundo, acabaste por fazer papel de otária e não foste diferente em rigorosamente nada. 

No entanto, aplaudo-te a coragem por te teres contentado com ele. 

Não me odeies. Porque da mesma forma que ele te disse "devia ter ficado com a minha ex", dirá o mesmo a outra qualquer. 

Como tal, boa sorte. Tenta ser feliz e não deixes que ele te volte a ter. Como? Aprende a prezar a tua própria companhia, e se puderes evitar bater no fundo, lembra-te disto: não precisas dele. 

MAS, se fores aquela namorada que achar-se-à sempre muito melhor que eu, lembra-te do seguinte: eu não o quero, mas passe ele pelas mãos de quem passar, voltará sempre a mim. 

Assim sendo, futura namorada do meu ex: boa sorte. 

(2017. Janeiro, 4)









Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares